ChefsDestaque PrincipalNotícias

Mesa SP – Alessandra Montagne, um conto de fadas real

Chef de sucesso em Paris, a brasileira Alessandra Montagne vai contar sua história de superação no Mesa Tendências 2022

Por Flavia Pinho

Nascida na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, uma bebê é abandonada pelos pais com alguns dias de vida. Cresce com os avós na pequenina Poté, em Minas Gerais, em uma chácara sem eletricidade nem água encanada. Corta. Em Paris, uma moça formada em gastronomia pela escola Médéric abre o primeiro restaurante, que logo se torna um sucesso de público e vira um grupo empresarial com cinco estabelecimentos.

Chef Alessandra Montagne. | Foto: Divulgação

Pode parecer conto de fadas, mas esses dois trechos fazem parte da mesma biografia – são pedacinhos da história de vida de Alessandra Montagne, 45 anos, uma das chefs internacionais que estará no palco do Mesa Tendências 2022. Proprietária do Tempero , do Nosso e do Dana, essa carioca de sorriso largo hoje emprega 28 pessoas, responde pela administração e pela criação e encanta os europeus com uma cozinha que entrega o melhor da brasilidade. “Comecei a existir quando senti que as pessoas gostavam da minha comida. Me olhavam de um jeito diferente que eu não entendia, porque até então ninguém tinha demonstrado orgulho de mim.”

Continua após o anúncio

Franca e transbordante de afeto, Alessandra tem muito a falar sobre a Cozinha do Abraço. Entre o início e o presente dessa trajetória de cinema, os capítulos são de força e superação – envolvem uma gravidez na adolescência, a fuga do Brasil, a reconciliação com a mãe e a determinação de dar certo em um país estrangeiro, sem falar uma palavra do idioma. “Quero mostrar como a cozinha é um poderoso elevador social. Voltar ao Brasil agora, depois de tanta luta, é algo muito forte. Espero que minha história sirva de inspiração para alguém.”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Clique aqui e compre seu ingresso com preço especial

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo