ChefsDestaque Principal

Mesa SP – Marcelo Ballardin, manauara estrelado na Bélgica

Primeiro brasileiro a conquistar a distinção em solo estrangeiro, Marcelo Ballardin vem receber o abraço do público do Mesa Tendências 2022

Por Flavia Pinho

Ele nasceu em Manaus, no coração da Amazônia, e cresceu habituado aos ingredientes e sabores mais intrigantes desse bioma. Mas não espere enxergar facilmente esses traços brasileiros nos pratos de Marcelo Ballardin. À frente do restaurante Oak, inaugurado em 2014 em Gent, na Bélgica, esse manauara de 41 anos, formado pela Le Cordon Bleu londrina, conquistou uma estrela no Guia Michelin com uma cozinha contemporânea, ousada, autoral, onde as pitadas de brasilidade se mostram em toques sutis – e é sobre esse jogo de delicadezas que ele vem falar no Mesa Tendências.

 

Continua após o anúncio
Foto: Pieter Dhoop

“Os belgas são gourmands por natureza e têm paladar extremamente exigente. São abertos a outras culturas, curiosos e receptivos a ingredientes novos, mas preciso saber apresentá-los”, resume o chef. “Para eles, por exemplo, milho é comida de animais. Você tem que transformar em algo muito refinado.”

 

Radicado há 12 anos no país, onde também comanda o DOOR 73, de cozinha mais informal e igualmente cosmopolita, Ballardin põe tucupi no prato de camarões e feijão manteiguinha de Santarém como guarnição do pombo. Se a mãe vai visitá-lo, sempre leva na mala um carregamento de farinha de Uarini. Mas haja técnica para mostrar aos belgas que tais ingredientes podem, sim, frequentar a alta gastronomia. Talento, pelo menos, há de sobra por ali – além de ostentar a cobiçada estrela, Ballardin já foi premiado pelo Gault&Millau e entrou no ranking de descobertas do 50 Best Restaurants.

 

Foto: Pieter Dhoop

 

Clique aqui e compre seu ingresso com preço especial

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo