O Chiwake celebra 16 anos
Uma das melhores casas de Recife, o Chiwake, encanta seus clientes com a culinária peruana nikei
Inaugurado em 2007, o restaurante Chiwake (que significa semideus, mensageiro da gastronomia peruana), no Recife, Pernambuco, encanta seus clientes com uma proposta de cozinha peruana nikei – fusão das culinárias peruana e japonesa – mas, adaptada ao paladar brasileiro. “Eu sempre trago para minha cozinha os ingredientes de dois países, Peru e Brasil. Essa fusão está em todos os meus preparos. Queríamos trazer a cozinha peruana para a cultura brasileira”, afirma Biba Fernandes, chef e sócio-proprietário, juntamente com sua mulher, Manuella Lisboa, do Chiwake. “A mostra disso são algumas adaptações que fazemos, como por exemplo, o queijo coalho, que é típico do Brasil. Lá, eles usam o queijo branco; ou as canchitas (milho crocante), aqui eu uso o feijão verde ou a fava crocante. Mas, o ají (pimenta), eu uso o peruano.” Com uma história de 25 anos na gastronomia, o chef Biba foi discípulo da aclamada e premiada chef Simone Bert, do restaurante peruano Wanchako, em Maceió, Alagoas.
Apaixonado pela cultura gastronômica do Peru, Biba vai ao país pelo menos duas vezes ao ano, para acompanhar as tendências gastronômicas da terra que tanto o inspira em suas criações. “Da última vez que fui ao Peru, deparei com a fusão da cozinha japonesa com a mexicana, então, criei esse prato para o novo menu do Chiwake – um tiradito de pescado, com tentáculos de polvo grelhados, pasta de abacate (guacamole), servidos com nachos. Essa fusão está muito em alta no Peru e nós a trouxemos para cá”, diz Biba.
Vale lembrar que o Chiwake levou o prêmio de “O Melhor Latino-americano” neste ano, pelo Melhores da Gastronomia da revista Prazeres da Mesa.

Chiwake – Rua da Hora, 820, Espinheiro, Recife, PE, tel. (81) 3221-1606; [email protected],