Destaque PrincipalNotícias

Vallontano, uma das melhores vinícolas do Brasil, é a primeira a usar o selo eureciclo

A casa do Vale dos Vinhedos se associa a programa de compensação ambiental

Por Pedro Melo

Além da qualidade dos vinhos, o que os consumidores comprometidos com o meio ambiente querem saber, é para onde vão os resíduos sólidos produzidos? Para onde vão as embalagens dos produtos? E como diminuir o impacto ambiental? Foi com esse pensamento que a Vallontano Vinhos Nobres se tornou a primeira vinícola do Vale dos Vinhedos a se associar à eureciclo, maior certificadora de logística reversa do Brasil. Para fazer parte, a vinícola compensa ambientalmente em torno da metade dos resíduos que produz – basicamente vidro e papelão.  “Temos e sempre tivemos preocupação com o meio-ambiente, isso é uma condição básica para o nosso trabalho. Procuramos sempre alternativas que impactem o menos possível a natureza” pondera Luís Henrique Zanini, enólogo da Vallontano. Um exemplo dessa preocupação, foi a escolha de garrafas eco projetadas, mais leves, com impactos ambientais reduzidos na produção e no transporte, para o lançamento do vinho tinto de corte Indra, e que também serão usadas em próximos engarrafamentos.

“Essas atitudes sempre fizeram parte da filosofia da Vallontano”, aponta Zanini.

Continua após o anúncio

A eureciclo tem cerca de 4,5 mil marcas parceiras espalhadas pelo país e, em pouco mais de 4 anos de existência, já compensou aproximadamente 320 mil toneladas de resíduos pós-consumo, remunerando os operadores de coleta e triagem pelos serviços ambientais prestados. Vale lembrar, os dados são de 2019 do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, cerca de 800 mil profissionais em atividade no Brasil são responsáveis por 90% da coleta de todos os resíduos produzidos no país.

“As pessoas estão cada dia mais preocupadas em consumir de forma consciente, com menor impacto na natureza, por isso as marcas também precisam estar engajadas, se responsabilizando pela mitigação deste impacto”, explica Ana Paula Valduga, diretora de marketing da Vallontano. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece como meta a destinação correta de pelo menos 22% das embalagens inseridas no mercado pelas indústrias brasileiras e a compensação ambiental hoje é a melhor forma de se fazer isso em um país de dimensões continentais como o Brasil”.

A Vallontano Vinhos Nobres tem 22 anos de história e prima pela filosofia do terroir. Seus vinhos são pensados a partir de métodos que preservam as características do solo e do clima: técnica e conhecimento antes da tecnologia.

 

Foto divulgação
Foto divulgação
Foto divulgação

    Mostrar mais

    Prazeres da Mesa

    Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

    Artigos relacionados

    Leia também
    Fechar
    Botão Voltar ao topo