Chegando a hora do Mesa São Paulo 2023
De 26 a 28 de outubro acontece a 20ª edição do Mesa SP, maior evento de gastronomia da América Latina!!

Mesa Disruptiva – este é o tema provocador que vai permear toda a programação do Mesa São Paulo 2023. Ao longo de três dias, o Memorial da América Latina, um dos mais importantes espaços culturais da capital paulista, vai reunir chefs de cozinha brasileiros e internacionais, mixologistas, pesquisadores, representantes das culturas indígena e afro-brasileira, produtores artesanais, estudantes e apaixonados pelo tema em uma série de eventos paralelos para todo perfil de público.
Dirigido a profissionais do ramo e estudantes, o Congresso Internacional de Gastronomia Mesa Tendências levará ao palco do Auditório da Inclusão alguns dos mais relevantes nomes da gastronomia mundial para que compartilhem suas histórias. Entre as atrações internacionais, já confirmaram presença o catalão Albert Adrià, cofundador do lendário El Bulli e um dos profissionais mais premiados do planeta; o francês Bruno Verjus, titular do Table Bruno Verjus, em Paris, biestrelado pelo Guia Michelin; a uruguaia María Elena Marfetán, do Lo de Tere, um dos mais bombados de Punta del Este; e o argentino Jorge Monopoli, que construiu seu Kalma Restó na gelada Terra do Fogo, arquipélago no extremo sul do continente.
O elenco brasileiro está igualmente cintilante. Estarão no palco do Mesa Tendências os chefs Janaína Rueda e Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, eleito o 12º melhor restaurante do mundo pelo ranking 50 Best; Manu Buffara, considerada a Melhor Chef Mulher da América Latina pelo mesmo ranking, em 2022; Alberto Landgraf, do carioca Oteque, que acaba de estrear na lista dos 100 melhores do mundo; a mixologista e pesquisadora Néli Pereira, autora do livro Da botica ao boteco, sobre as raízes medicinais e alquimistas da coquetelaria brasileira; Arnaldo Lorençato, crítico de gastronomia da Veja São Paulo e pesquisador das relações sociais à mesa durante a Colônia e o Império; João Ferraz, criador do documentário A Terra e o Prato; além de chefs que têm movimentado a cena gastronômica paulistana, como André Mifano, do Donna; Rodrigo Freire, do Preto; e Raphael Vieira, do 31 Restaurante.

O tema promete sacudir a plateia. “A inteligência artificial virou o assunto do momento e a disrupção afeta a vida de todos, as relações, a forma como a sociedade se comporta. Já que é assim, vamos usar esses avanços tecnológicos em prol de boas causas: salvar a comida de verdade, respeitar o produtor, valorizar o trabalho no campo, estimular a criatividade e a emoção para agir e pensar diferente. Temos como missão falar dessa mudança de ares”, diz Mariella Lazaretti, cofundadora do Mundo MESA – Núcleo de Inteligência em Gastronomia. O vídeo que apresenta o evento, disponível no site www.mesasp.com.br, é um bom exemplo do que será debatido no auditório – as ilustrações e a própria locução foram produzidas a partir de inteligência artificial pelo diretor de arte da Prazeres da Mesa, Fabio Santos.
Como já é tradição, os Jantares Magnos, preparados por alguns desses profissionais que estarão em São Paulo especialmente para o congresso, vão complementar a programação. São noites exclusivas, com ingressos limitados, que devem ser adquiridos à parte. E tem muito mais. Para o público ávido por aprender receitas e preparos, o Mesa Ao Vivo, com ingressos a preços acessíveis, terá uma intensa programação de aulas de cozinha, confeitaria e panificação. O Brasa na Mesa, um dos momentos mais esperados, vai reunir assadores renomados para aulas especiais sobre carnes. E o tradicional Festival Farofa do Brasil, com entrada gratuita, vai permitir que o público conheça uma seleção muito especial de produtores artesanais de todo o Brasil – com direito a barracas com pratos e comidinhas a preços populares e programação cultural.
MESA SÃO PAULO 2023
Memorial da América Latina
Av. Mario de Andrade, 664 – portão 13 (estacionamento no portão 15)
De 26 a 28 de outubro de 2023
Ingressos: www.mesasp.com.br