Notícias

O Melhor das cidades – Endereços de gourmet

Da redação
Foto Luna Garcia

Quem conhece o Maní sabe que ali só entram produtos puríssimos. Ovos têm de ter gema bem amarelinha, tucupi, o sabor autêntico do Pará, ervas, cores vivas e perfume fresco. É que, na cozinha de Helena Rizzo e Daniel Redondo, os ingredientes são os protagonistas e não podem ter o sabor mascarado por inseticida, criadouro artificial ou produção em série. Escolhidos a dedo, os fornecedores da casa trabalham em pequena escala. É gente que conhece a terra como ninguém e cuida pessoalmente de todas as etapas do cultivo de seus insumos. Da colheita, vão (praticamente) direto para alguns dos melhores restaurantes do Brasil. Agora, podem chegar também até sua casa.

Araruta
Pedro Augusto Borges Coni, tel. (75) 8129-1719; [email protected]
É muito difícil encontrar araruta verdadeira no mercado. O que normalmente nos empurram com esse nome é polvilho doce, de mandioca. Seu Pedro a produz em Conceição de Almeida, na Bahia, e manda o pedido pelos Correios. Diferentemente de outros tipos, ela não modifica o sabor nem a cor e dá a perfeita textura a nossos caldos.

Continua após o anúncio

Miniarroz
Retratos do Gosto, tel. (11) 3045-4500; retratosdogosto.com.br
Os grãos pequenos e arredondados, de aroma levemente floral, cultivados no Vale do Paraíba, nasceram da parceria do agricultor José Francisco Ruzene com o chef Alex Atala. É um produto único e tem textura perfeita para a nossa versão de canja de galinha.

Ovos
Fazenda da Toca, tel. (91) 3575-1211; fazendadatoca.com.br
Diferente dos aviários, nessa fazenda, no interior paulista, as galinhas são criadas soltas, não têm os bicos amputados, alimentam-se de vegetais verdes à vontade e dividem o espaço com os galos, o que as deixam mais calmas. Os ovos chegam sempre frescos ao restaurante, ideais para ser cozidos em baixa temperatura.

Feijão-guandu
Retratos do Gosto, tel. (11) 3045-4500; retratosdogosto.com.br
Produto raro, de ótimo sabor e textura firme. Bom em vinagrete, salada ou para comer com arroz mesmo. No Manioca, nossa casa de eventos, nós o servimos com lascas de bacalhau.

Tucupi
Lá em Casa, tel. (91) 3242-4222; [email protected]
Nem adianta procurar, tucupi só no extremo Norte do Brasil. Como o caldo pode ser venenoso, se não for cozido corretamente, só dá para comprar de fornecedores de confiança. Ninguém mais seguro do que Daniela e Joana, filhas do papa da cozinha paraense, Paulo Martins, quando o assunto é produto amazônico.

Ervas
DRO, tel. (11) 98945-7143
Fundamentais para temperar e finalizar pratos, as ervas aparecem em entradas, nos pratos principais e em sobremesas. Essas, além de extremamente frescas, são tratadas com muito cuidado.

Maní
Rua Joaquim Antunes, 210, Pinheiros, São Paulo, SP, tel. (11) 3085-4148; manimanioca.com.br

Mostrar mais

Prazeres da Mesa

Lançada em 2003, a proposta da revista é saciar o apetite de todos os leitores que gostam de cozinhar, viajar e conhecer os segredos dos bons vinhos e de outras bebidas antecipando tendências e mostrando as novidades desse delicioso universo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo