Destaque PrincipalNotícias

Pelo Brasil, 33 padarias que você precisa conhecer

Uma seleção de padarias que são garantia de pão fresquinho à mesa e que estão funcionando tanto para delivery quanto para consumo no salão

Com vitrines repletas de tudo o que há de melhor na cozinha – doces, salgados, pizzas, cafés, sucos, pratos, pães e afins  – as padarias são uma verdadeira mina de variedades. E o que faz desses lugares ainda mais mágicos é o fato de que praticamente tudo é feito de forma artesanal. Seja para o café da manhã, almoço, brunch ou jantar, fizemos uma seleção com 34 padarias pelo Brasil para você conhecer (ou fazer pedidos no delivery).

Confira a seleção de padarias, divididas de acordo com o estado

Belo Horizonte

Casa Bonomi

Comandado pela ex-bailarina, Paulo Bonomi, os sanduíches especiais são o carro chefe do estabelecimento, como por exemplo, o marroquino – feito de frango desfiado, especiarias e iogurte. O local oferece um cardápio de café da manhã repleto de opções, enquanto os pratos são elaborados com produtos orgânicos e são assados em forno de pedra. A padaria funciona de terça-feira à domingo, das 7h às 19h. Há serviço de delivery.

Serviço.@padariacasabonomi

Continua após o anúncio
Du Pain

Localizada no coração do Mercado Central de Belo Horizonte, a padaria é especializada na fabricação de pães de fermentação natural, que varia de 24 a 38 horas. A casa, comandada pelo casal Raquel Brandão e Ronaldo Souza, oferece ainda diversas opções de salgados, doces e bolos.

Serviço. Avenida Augusto de Lima, 744 (loja 288), Mercado Central, Centro; (31)3267-9740; dupain.com.br 

Hangar dos Pães

Com uma das vistas mais bonitas da cidade, a Hangar dos Pães oferece uma infinidade de produtos de fabricação própria e congelados. Pão de queijo, bolos e tortas pode tanto ser consumidos no salão, como podem ser encomendados para ser saboreados em casa.

Serviço. Av. Portugal, 4304, Jardim Atlântico; (31) 3566-7063; @hangardopaes

Foto: Ricardo D’angelo.

Brasília, DF

Castália

Atualmente, com unidades na 102 Norte e 304 Sul, a casa fundada em 2017 pelo chef Eduardo Tavares opera de terça a sábado. Destaque para os pães artesanais, fermentados por, pelo menos, 12 horas e produzidos com farinha francesa. O cardápio conta ainda com opções tentadoras como: pão de cacau com castanha-de-baru e gotas de chocolate, bem como sanduíches, ovos mexidos, bacon artesanal, entre outros. Os pedidos podem ser feitos no delivery ou take away.

Serviço. CLN 102, bloco D, loja 64/74, Asa Norte, tel. (61) 3081-8899 | CLS 304, bloco B, Asa Sul; @castaliartesanal 

La Boulangerie

A padaria que nasceu em uma pequena loja é a primeira de origem francesa na cidade. Hoje, a marca conta com cinco unidades espalhadas pela Capital Federal. Desse modo, é possível saborear as delicias da casa em uma das padarias espalhadas pela Asa Norte, Asa Sul, bem como Lago Sul, Sudoeste e Casa Park. Uma dica: não deixe de pedir o clássico croissant da casa. Os pedidos podem ser feitos por delivery ou nas lojas físicas – exceto a unidade da Casa Park, que permanece fechada.

Serviço. 306 Sul  Bloco B, loja 10, Asa Sul, Brasília, tel. (61) 3244-1394; e outros quatro endereços; laboulangerie.com.br

La Panière

A casa comandada pela francesa Laurence Mourot reabriu as portas ao público recentemente. Especializada na produção de pães artesanais, a lista de produtos chega a 40 itens com clássicos da boulangerie francesa, como por exemplo: baguete, croissant e pain au chocolat. O local está aberto de terça-feira a domingo.

Serviço. 211 Sul, bloco A, loja 35, tel. (61) 3245-6280; @lapanierebrasilia

Dylan Cafe Bakery

Padaria e cafeteria, a casa oferece um extenso cardápio que inclui desde focaccia e pizzas romanas com 72 horas de fermentação, até bolos e pães feitos com a tradicional técnica sourdough. O destaque, então, fica por conta dos pães de quinoa e linhaça, bem como o 100% integral e o de multigrãos. O salão está aberto ao público de terça-feira a domingo.

Serviço. CLS 315, Bloco A, Loja 15, Asa Sul, tel. (61) 3363-1294; dylancafe.com

Varanda Pães Artesanais

Quem também reabriu recentemente foi a Varanda Pães Artesanais, localizada na Asa Norte. O local conta com um menu que inclui pães artesanais feitos em fermentação natural, sanduíches, itens da cafeteria, doces, ovos mexidos, entre outros.

Serviço. CLN 2015, Bloco D, Loja 39, Asa Norte, tel. (61) 3033-2002; varandapaesartesanais.com.br

Rio de Janeiro, RJ

Filone

Totalmente virtual, a padaria oferece clássicos da panificação – como por exemplo focaccia, brioche, baguette e pão de campanha. Além disso, há opções menos tradicionais como o landbrot – ou seja, um pão de espelta com quinoa germinada e a tourte de meule com nozes. Destaque para o filone, o pão que dá nome ao negócio. De origem italiana, ele é elaborado com sêmola de grão duro.  A textura de seu miolo é macia e sua casca é dourada e crocante.

Serviço.  filone.com.br ou  app próprio

O pão

É especializada em pães totalmente artesanais, livres de aditivos químicos e que têm como base farinha de trigo especial e grãos selecionados. O resultado disso, portanto, são produtos saborosos, com a casca bem crocante e o miolo supermacio. A boa notícia é que o estabelecimento reabriu recentemente ao público.

Serviço. Rua Cosme Velho 174D – Rio de Janeiro – RJ; (21) 2558-5509; opao.com.br

The Slow Bakery

Uma história que começou com uma paixão: a arte de fazer pães. De um pequeno salão, o local se transformou em uma fábrica no coração de Botafogo. Não é à toa que o estabelecimento é referência em fabricação de pães de fermentação natural, que levam até três dias para ficar prontos. No cardápio, portanto, tudo é feito de forma artesanal e respeitando o meio ambiente. Entre as opções estão tortas, bolos, sanduíches, bem como café especial moído na hora. Os pedidos podem ser feitos tanto na fábrica em Botafogo, como na loja batizada de Slowzinha, em Ipanema.

Serviço. theslowbakery.com.br/; @theslowbakery 

São Paulo, SP

A Fornada

Comandada pelo padeiro Gilson Santos, a padaria inaugurada em 2019 na região dos Jardins tem como carro chefe a produção de pães de fermentação natural, feitos com farinha orgânica e livres de conservantes. Os pedidos podem feitos direto no salão ou via delivery.

Serviço. Al. Ministro Rocha Azevedo, 1153, Jardins, tel. (11) 2476 6603; afornadapadaria.com.br

B.LEM Portuguese Bakery

A padaria, confeitaria e restaurante conta com mais de vinte unidades espalhadas pelo Brasil. O menu oferece os clássicos de panificação e confeitaria portuguesa. Desse modo, são sete opções de pães (pão de leite, pão de água, pão de Deus, multigrãos, azeitona, chouriço e, por fim, o pão Alentejo); além de salgados e doces. Os pedidos podem ser feitos diretamente no salão ou por delivery.

Serviço. Diversas unidades, consulte no site blembakery.com

Barcelona

Localizada na charmosa praça Vilaboim, o cardápio oferece opções de salgados, doces, bolos, frios, bem como uma infinidade de pães. O pão, inclusive, já ganhou diversos prêmios.

Serviço. Rua Armando Penteado, 33, Higienópolis, tel. (11) 3826- 4911; barcelonapaes.com.br 

As melhores padarias - Basilicata
Basilicata | Foto: Ricardo D’Angelo
Basilicata

Para quem gosta da tradicional culinária italiana, a Basilicata é o destino certo. Fundada em 1914, no bairro do Bexiga, a padaria é responsável por produzir o famoso Pão Italiano Basilicata – assado em forno a lenha. A casa também conta com um restaurante inspirado na culinária do sul da Itália.

Serviço. Rua Treze de Maio, 596, Bela Vista, tel. (11) 3289-3111; basilicata.com.br

Bella Buarque

Localizada entre os bairros Vila Buarque e Santa Cecília, a padaria oferece um cardápio com opções para o café da manhã, almoço e jantar. Espere um menu incluindo sanduíches, beirutes, omeletes, búrguers, tapiocas, bem como saladas, sopas, pizzas, pratos a la carte, assim como vitaminas, açaí e sucos naturais. Destaque para o sucesso da casa: o combo diretinho, ou seja pão com Catupiry, tostado na chapa, acompanhado de açaí na tigela com frutas.

Serviço. Rua Major Sertório, 707, Vila Buarque, tel. (11) 4563-600; padariabellabuarque.com.br

Baronesa

A padaria, localizada no bairro de Higienópolis conta com diversas opções de pratos à la carte, além de uma variedade de pães, doces, salgados, pizzas e lanches. Destaque para a tradicional torta de morango da casa. Os pedidos podem ser feitos diretamente no salão ou pelo delivery.

Serviço. Rua Dr. Albuquerque Lins, 1038, Higienópolis; (11) 3666-1528;  @baronesapadaria

Bella Paulista

A tradicional padaria oferece mais de 400 itens em um cardápio assinado pela chef consultora, Thais Marinho. Entre as opções, destaque para os mais variados tipos sanduíches e pizzas – que também contam com a versão napolitana. Os pratos prontos também são uma ótima opção, assim como a diversidade de pães e salgados. O estabelecimento funciona de domingo a domingo, das 6h às 22h. Os pedidos também podem ser feitos pelo delivery.

Serviço. Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César; (11) 3624-5819;  @padariabellapaulista; Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César

Benjamin

Com dezenas de padarias espalhadas por São Paulo, o estabelecimento conta com um extenso cardápio de salgados, lanches e doces. Destaque para os famosos croissants da casa. Os pedidos podem ser feitos pelo delivery ou diretamente no salão.

Serviçobenjaminapadaria.com.br

Casa Bonometti

A casa comandada pelas irmãs Luciana e  Ana Carolina Bonometti é especializada na produção de pães e bolos. A focaccia feita com massa de fermentação natural é uma boa pedida, assim como a degustação de biscoitos (feitos com receitas tradicionais de cookies e os rachadinhos, que não levam leite nem farinha de trigo).

Serviço. Rua Bahia, 480, Higienópolis, tel. (11) 27741888; casabonometti.com.br

Casa Levi

A padaria, localizada na Mooca, é comandada pelo chef padeiro Walter Ramos, que preza pela produção de pães em fermentação natural  –  seu extenso cardápio oferece mais de 30 tipos de pães, entre ciabatta, baguete francesa, pão italiano, focaccia, entre outros. Há ainda a opções de combos completos de café da manhã. Os pedidos podem ser feitos diretamente na casa ou por delivery.

Serviço. Rua Bixira, 138, Mooca, tel. (11) 2084-0894; @casaleviartesanal 

Cepam

Com mais de 2.500 m², a padaria, hoje, é a maior do Brasil. Mas quem visita o local nem imagina que há 50 anos, quando tudo começou, o espaço tinha apenas 60 m². As vitrines exibem uma infinidade de pães, salgados e doces, com aproximadamente  5.000 itens disponíveis.

Serviço. Rua Ibitirama, 1409, Vila Prudente, tel. (11) 2341-6644; padariacepam.com.br

Delícias de Perdizes

A tradicional padaria do bairro de Perdizes oferece opções para todos os gostos: pizzas, salgados, frios, pães recheados, tapiocas e muito mais. Os pedidos podem ser feitos diretamente no balcão ou por delivery.

Serviço. Rua Piracuama, 197, Perdizes, tel. (11) 3868-3034; deliciasdeperdizes.com.br

Empório Moema

A padaria, rotisserie e restaurante tem um extenso cardápio de sopas, pães, salgados, pizzas e doces. Sazonalmente, o empório oferece degustações, como por exemplo, a de pão de queijo gourmet.  A casa conta também com um espaço com completa seleção de vinhos. Os pedidos podem ser feitos diretamente no salão ou pelo  delivery.

Serviço. Rua Canário, 870 A, Moema, tel. (11) 2101-4000; emporiomoema.com.br

Charco Café

Comandada pela chef confeiteira, Nathalia Gonçalves, a marca digital oferece, além dos pães e doces, itens de empório. O cardápio, por sua vez, conta com doces autorais e tradicionais, além de pães salgados e doces. Destaque para  as tortas de morango e amêndoas e a de avelã com chocolate.  Já na panificação, opções como brioche, pão de cacau, bem como focaccia com azeite e flor de sal e, por fim, a babka de chocolate. No empório o destaque fica por conta da manteiga da casa e a pasta de tomate artesanal, feitos do zero, o picles e a caponata, além do chá preto, com blends.

Serviço. Rappi e Ifood;  (11) 3063-0360 ou Whatsapp (11 )94631-4065

Dona Deôla

Recentemente, a rede lançou o site oficial no qual é possível pedir clássicos do cardápio pelo delivery. A casa oferece on-line itens como por exemplo: pães variados, tapiocas, sucos, bolos, salgados, lanches e produtos da forneria. Há ainda a linha de pratos individuais congelados, entre as opções estão o  strogonoff, o polpetone e a lasanha. Já para toda a família, o cardápio contempla polpetas recheadas, fricassé de frango ao curry, bem como picadinho de alcatra.

E as novidades não param por aí! O site também conta com uma calculadora de encomendas. Ou seja, basta informar o número de pessoas, escolher os itens, que ela indica a quantidade de comida necessária para sua reunião. Entre as opções estão os sanduíches de metro e individual, docinhos e salgadinhos.

Serviço. Diversas unidades; donadeola.com.br

Galeria dos Pães

Com  funcionamento 24 horas, a Galeria dos Pães é uma das mais tradicionais padarias de São Paulo. No cardápio estão: opções de  pães, rotisseria, lanchonete e confeitaria. As sopas aquecem a trazem aconchego nos dias frios.

Serviço. Rua Estados Unidos, 1645, Jardim América;, tel. (11) 3064-5900; galeriadospaes.com.br 

Mediterrain

O local é fruto da união de quatro amigos apaixonados por pão que, aos 30 anos de idade, decidiram unir seus conhecimentos para abrir  o estabelecimento. A casa serve pães de fermentação natural, croissants, focaccias, bem como de sanduíches, saladas, ovos e bolos. Tudo isso feito pelas mãos do chef Ricardo Moisés. Os pedidos podem ser feitos presencialmente ou por delivery.

Serviço. Rua Gabriele D’Annunzio, 1263, Campo Belo, tel. (11) 2306-1929; mediterrain.com.br 

Miolo Padaria Orgânica

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a padaria localizada próxima à Serra da Cantareira é uma ótima opção. Comandada pelo padeiro Marcos Carneiro, que já trabalhou com Olivier Anquier e Emmanuel Bassoleil, a casa tem estilo rústico e oferece pães artesanais, além de geleias, focaccia, entre outros.

Serviço. Avenida Sen. José Ermírio de Moraes, 1400, Tremembé, tel. (11) 2203-2478; @miolopadariacafe

Padaria do Mosteiro

Instalada no centro de São Paulo desde o final do século XVI, o local oferece opções de pães, bolos, doces e salgados. As receitas são repassadas de monge a monge. A padaria tem uma loja on-line, que entrega para todo o Brasil, mas os pedidos podem ser feitos também no salão.

Serviço. Rua Barão de Capanema, 416, Jardins, tel. (11) 3063-0522; padariadomosteiro.com.br

Foto: Thays Bittar
Foto: Thays Bittar
Santo Pão

A boulangerie atende via delivery pelos aplicativos Rappi, iFood e pelo WhatsApp, além de ter a opção de take-away  Além do tradicional cardápio da casa, há ainda o box Santo Pão, ou seja, o cliente pode montar o kit com itens de sua preferência para presentear.

Serviço. Rua Amauri, 244 – Itaim; (@sto.pao). 

Padoca do Brique

Comandada pelo chef Marcos Livi, a padaria conta com duas unidades em São Paulo – sendo uma no Brooklin e a outra no Morumbi. Seu cardápio abriga diversas opções, incluindo burger e pizza napoletana, em um estilo mercearia de bairro. Há ainda opções de combos de café da manhã ou brunch, que podem ser pedidos pelo delivery ou direto no salão.

Serviço. Morumbi: Fonseca Brasil, 107, Praça Sir. Willian Crookes, 18; Brooklin: Praça Sir. Willian Crookes 18; @padocadobrique

Padoca do Maní

Outra excelente opção para o brunch ou café da manhã, é a Padoca do Maní – comandada pela chef Helena Rizzo. O cardápio é bastante diversificado, com opções de quitutes de fazenda, como por exemplo cuca de uva, assim como pão na chapa e bolo estilo “vovó”. Além disso, a casa reúne comidas frescas feitas no local  e também há uma seleção de itens de pequenos produtores de São Paulo, predominantemente orgânicos.

Serviço. Rua Joaquim Antunes, 138, Jardim Paulistano | Shopping Iguatemi: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano.

Salvador, BA

Belo Rústico

O local, que nasceu em 2013, inovou a forma de preparar pães na cidade, utilizando a técnica de fermentação natural, que não era muito comum na Bahia – a produção, portanto, é feita de forma totalmente artesanal. No cardápio, destaque para os combos, compostos por pão Sourdough, ovo frito, bacon, cogumelos na manteiga de garrafa, tomate assado e linguiça artesanal.

Para quem é fã de um misto quente caprichado, o local oferece a  opção que leva presunto artesanal e mussarela de búfala, no pão soft.  As pizzas rústicas, com mais de 72 horas de fermentação, também são boa pedida. As duas padarias da marca estão abertas ao público.

Serviço. Rua das Rosas, 514, Pituba, Salvador, tel. (71) 2132-7595 |  Shopping Barra;  Av. Centenário, 2992 – Chame-Chame, Salvador – BA, @belorustico 

Mostrar mais

Amanda Borges

A sul-mato-grossense se mudou para São Paulo aos 17 anos para cursar jornalismo. Hoje, formada pelo Mackenzie, a paulistana de coração - que não abre mão do seu bom e velho tereré gelado - se aventura em uma nova paixão, a gastronomia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo