-
Pato
- 1 pato inteiro
-
Confit de pato
- 1kg de banha de porco
- 1 colher (sopa) de sal grosso
- 12 grãos de pimenta-do-reino
- 6 grãos de pimenta-da-jamaica
- 4 grãos de zimbro
- 2 coxas ou sobrecoxas
- 2 ramos de tomilho
- 2 ramos de alecrim
- 1 punhado de salsinha
- 1 cabeça de alho
-
Peito de pato
- 1 peito de pato
- 1/2 colher (sopa) de semente de coentro tostada
- 6 grãos de pimenta-do-reino
- 2 ramos de tomilho
- 2 dentes de alho
- 2 laranjas
- 1 anis-estrelado
- 1 folha de louro
-
Caldo
- 350 g de mocotó
- 500 ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de semente de coentro
- 12 grãos de pimenta-do-reino
- 2 shiitakes desidratados
- 2 tomates maduros
- 2 dentes de alho
- 2 ramos de tomilho
- 1 ramo de salsão
- 1 folha de louro
- 1 ramo de alecrim
- 1 cenoura
- 1 cebola
- Carcaça do pato
-
Arroz
- 200 g de arroz agulhinha
- 100 g de parmesão ralado
- 100 g de manteiga
- 200 ml de vinho branco seco
- 2 coxas ou sobrecoxas confitadas
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta-dedo-de-moça
- 1 cebola
- Caldo de pato, ervas, sal e salsa picada a gosto
-
Pera
- 1 pera firme
- 200 g de açúcar
- 500 ml de vinho branco seco
- 1 pedaço de canela em pau
- 1 cravo
-
Montagem
- Sal e manteiga a gosto
Pato
1 “Desmonte” o pato e separe as coxas e sobre-coxas, para confitar. 2 Marine os peitos e grelhe. 3 Use a carcaça para fazer o caldo.
Confit de pato
1 No liquidificador, bata o sal com o tomilho, o alecrim e a salsinha, para formar um sal verde úmido. 2 Esfregue o sal nas coxas e sobrecoxas e reserve, por 1 noite, na geladeira.3 No outro dia, lave muito bem a carne e deixe dessalgar em água, por 1 hora. 4 Em uma panela, derreta a banha. 5 Adicione a cabeça de alho cortada ao meio, a pimenta-do-reino, a pimenta-da- soltando do osso. 7 Retire a carne da banha, escorra bem e reserve na geladeira.
Peito de pato
1 Risque o lado da gordura para quadricular, sem cortar a carne. 2 Retire as cascas das laranjas e esprema o suco. 3 Coloque os peitos para marinar no suco, com os demais ingredientes e um pouco de sal, por aproximadamente 5 horas, na geladeira. Reserve.
Caldo
1 Asse a carcaça do pato e o mocotó, no forno alto, até dourar bem. 2 Em outra assadeira, asse o coentro, a pimenta, os shiitakes, os tomates, os alhos, o tomilho, o salsão, o louro, o alecrim, a cenoura e a cebola até dourar bem. 3 Junte tudo em uma panela funda, acrescente o vinho e cozinhe, em fogo baixo, até o vinho reduzir a 1/4 do volume original. 4 Cubra com água, espere levantar fervura e cozinhe, ao fogo baixo, até reduzir pela metade. 5 Coe o caldo e reserve na geladeira, por 1 noite. No dia seguinte, retire o excesso de gordura da superfície.
Arroz
1 Retire as peles das coxas e sobrecoxas, com cuidado, pra não rasgar. Reserve. 2 Desfie a carne. 3 Em uma panela, refogue a cebola e a pimenta dedo-de-moça, em um pouco de manteiga. 4 Adicione o alho picado e a carne desfiada. Cozinhe até começar a dourar no fundo. 5 Deglaceie com o vinho e adicione as ervas e o arroz. 6 Reduza o vinho a 1/4. 7 Adicione o caldo quente, aos poucos, até o arroz estar cozido. 8 Finalize com o parmesão, a salsa picada e a manteiga, para ficar com aspecto bem cremoso.
Pera
1 Em uma panela, dissolva o açúcar no vinho. 2 Adicione a canela e o cravo e cozinhe, ao fogo baixo, por cerca de 15 minutos, para infusionar e evaporar o álcool. 3 Adicione as peras descascadas e cortadas ao meio. 4 Complete com água até cobrir e cozinhe ao fogo baixo até as peras estarem macias.
Montagem
1 Em uma grelha bem quente, asse os peitos, começando pelo lado da gordura, até estar ao ponto. 2 Corte cada peito em 2 pedaços. 3 Grelhe as metades das peras, do lado do corte, até ficarem bem marcados. 4 Reduza o caldo de pato até a consistência de molho, finalize com um pouco de manteiga e acerte o sal. 5 Em um prato, coloque uma metade de pera, uma porção de arroz caldoso, meio peito grelhado e regue com o molho.
Receita de Diego Belda, do Sítio Três Paineiras, São Francisco Xavier, SP; @tres_paineiras