CarnesDestaque PrincipalReportagens

Carne que brilha

Afinal, colocar folhas de ouro na carne muda o seu sabor? E o modo de preparo é o mesmo?

Sempre que recebo algum tipo de alimento que leva folhas de ouro, tenho a certeza de que se trata de pura pirotecnia. Já provei doces, chocolates e até panetones cobertos com folhas da riqueza e posso garantir que o sabor não se altera, não ganha nadinha. Porém, na última quinzena muito se falou sobre a carne coberta com folhas de ouro e sobre o seu preço estratosférico. Nada contra, cada um faz o que bem entende com o seu dinheiro e jogo que segue. Mas, claro, fiquei curioso em saber a opinião dos especialistas brasileiros em carne, feras na arte de assar, e resolvi pesquisar e saber o que eles acham da “iguaria” servida nos restaurantes do chef/celebridade Nusret Gökçe, conhecido como Salt Bae. O restaurante Nusr-Et, além do Catar, está presente na Turquia, Grécia, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Para a especialista Julia Carvalho, consultora e uma das melhores assadoras do Brasil, a folha de ouro funciona apenas como visual, para dar um toque ainda mais especial para uma grande carne. “Gastronomicamente não altera o sabor. É como se a carne, por ser tão especial, merecesse uma apresentação diferente”, conta Julia. O fera Jefferson Finger, que comanda o aclamado Barbacoa, uma de nossas melhores casas de carnes, nunca provou a carne com ouro, mas está fazendo testes para ver se a carne muda ou não de sabor. “Não se trata de um produto caro, é vendido com facilidade pela internet, mas acho que é mais pelo dourado, de ficar bonito, do que pelo gosto”, define ele.

Julia Carvalho | Foto: Ricardo D’Angelo
Jefferson Finger | Foto: Ricardo D’Angelo
Foto: Ricardo D’Angelo

     

    Continua após o anúncio

    As opiniões são semelhantes entre outros grandes nomes da brasa. “Eu acho brega, mas em países do Oriente Médio, mostram riqueza e servir o cliente com este produto é sinal de qualidade”, explica Flávio Saldanha, profissional dos mais qualificados do Brasil e que conhece todos os caminhos da carne de qualidade. “E não muda nada no preparo da carne, é preciso apenas ter cuidado para que a folha entre apenas no final do preparo e cubra toda a carne, já que a ostentação precisa ser bem feita”, completa ele. Já a expert Paula Labaki garante que é pura pirotecnia mesmo. “Se trata apenas de uma forma lúdica de enfeitar. Eu prefiro deixar as folhas de ouro para os confeiteiros, mas, claro, que impressiona o cliente e valoriza o corte”, explica Paula. Para completar, Roberto Bocabello, um verdadeiro Cientista do Churrasco, ensina quem quiser entrar na onda e fazer esse enfeite no churrasco. “Prepare a carne normalmente e depois cole as folhas de ouro por cima. Por serem bem fininhas, elas colam na superfície da carne com muita facilidade. Não precisa mudar nada no tempero da carne, mas lembro que não agrega nada no sabor”.
    Em tempo, ouro a parte, as carnes servidas no Nusr-Et, são de muita qualidade e preparadas no capricho.

    Flávio Saldanha | Foto: Ricardo D’Angelo
    Paula Labaki | Foto: Ricardo D’Angelo
    Roberto Bocabello | Foto: Ricardo D’Angelo
    Foto: Ricardo D’Angelo

      Mostrar mais

      Ricardo Castilho

      Ricardo Castilho é diretor editorial de Prazeres da Mesa

      Artigos relacionados

      Botão Voltar ao topo