Destaque PrincipalReceitas

Jambalaya: Uma viagem a Louisiana

Revisitando a culinária típica da região, a Lousiana Travels proporciona a seus convidados a uma experiência única de sabores e cultura

Um jantar entre amigos, essa foi a proposta da Louisiana Travels ao realizar um evento mais que especial que homenageou a cidade de New Orleans. Allan Colen, porta voz no Brasil e anfitrião da noite, revisitou durante a aula-show as raízes culturais da Louisiana. 

Com uma pegada mais íntima e todos reunidos em volta do balcão, o jantar contou com a participação dos convidados na cozinha, que ajudaram a chef Marê Araujo no preparo do prato que foi o destaque da noite, enquanto beliscavam um delicioso quiabo frito temperado com vinagre, pimenta e páprica, acompanhado de vinho. 

O prato principal, o Jambalaya, é típico da região sul dos Estados Unidos, temperado com muito jazz e blues de Louisiana. Similar a uma paella, resultado da contribuição espanhola na cultura negra do estado, o prato rústico mistura cubos de frango, rodelas de linguiça defumada e camarão, com um arroz de cor vibrante devido ao açafrão e claro, muita pimenta. 

Continua após o anúncio
Foto: Raul Galetti

Receita que tem sua marca registrada na região pela grande mistura de povos, pode ser feita em dois estilos na versão creole – com tomate -, ou no estilo cajun – sem tomate.

As comunidades africanas exerceram a maior parte da cultura da Louisiana, na música e na culinária, mas também possuem forte influência europeia e caribenha.  A culinária creole e a cajun, têm suas diferenças culturais, mas compartilham receitas de pratos com a base composta pelo famoso sofrito, que é considerado a trindade dessa cozinha com cebola, aipo e pimentão verde.

O jantar foi perfeitamente harmonizado pelos vinhos da linha Everyday, da California Dreaming e também contou com muita pimenta Tabasco, que desde sua criação até hoje é produzida exclusivamente em Avery Island, Louisiana.

Jambalaya Clássica da Louisiana

  • 1/2 xícara (chá) de arroz branco
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 200 g de peito de frango desossado e sem pele, cortado em pedaços pequenos
  • 200 g de linguiça andouille ou linguiça calabresa, fatiada
  • 200 g de camarão descascado e limpo
  • 1/2 xícara (chá) de cebola picada
  • 1/4 xícara (chá) de pimentão verde picado
  • 1/4 xícara (chá) de salsão picado
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 colher (chá) de tomilho seco
  • 1/2 colher (chá) de páprica
  • 1/4 colher (chá) de pimenta caiena
  • 1/2 xícara (chá) de tomate em cubos enlatado, não escorrido
  • 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha

1 Lave o arroz em água fria e escorra. 2 Leve a água para ferver em uma panela de tamanho médio em fogo alto. 3 Adicione o arroz e o sal na panela e mexa uma vez. 4 Reduza o fogo para baixo e cubra a panela. Deixe o arroz cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos, ou até que a água tenha sido absorvida e o arroz esteja macio. 5 Retire a panela do fogo e deixe-a coberta por 5 minutos. 6 Enquanto o arroz está cozinhando, aqueça o óleo vegetal em uma frigideira grande em fogo médio-alto.  7 Adicione o frango e a linguiça na frigideira e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5-7 minutos, ou até que estejam dourados em todos os lados. 8 Adicione a cebola, o pimentão, o salsão, o alho, o tomilho, a páprica e a pimenta caiena na frigideira. 9 Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 3-4 minutos, ou até que os vegetais estejam macios. 10 Misture os tomates em cubos e o caldo de galinha na frigideira. Deixe a mistura ferver e, em seguida, reduza o fogo para baixo e deixe-a cozinhar em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos, ou até que o líquido tenha sido absorvido em sua maior parte e o frango esteja cozido. 11 Adicione o camarão na frigideira e cozinhe por cerca de 2-3 minutos, ou até que eles fiquem rosados e cozidos. 12 Misture o Jambalaya com o arroz cozido, guarnecido com salsa ou cebolinha.

Mostrar mais

Luiza Pires

Instagram: @luizarpires

Artigos relacionados

Leia também
Fechar
Botão Voltar ao topo