-
Geleia de cagaita
- 500 g de cagaita; 1 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) do adoçante de preferência
-
Costelinha
- 1 peça de costelinha de porco (1,5 a 2 kg)
- 150 g de castanha-de-baru torrada
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 2 dentes de alho; 1 cabeça de alho
- 1 cebola grande
- Alecrim, tomilho, azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Geleia de cagaita
1 Retire as sementes das cagaitas e leve ao fogo médio-baixo, a polpa, o adoçante e a água até reduzir e formar uma geleia. 2 Com a ajuda de um mixer, bata para ficar uniforme. Reserve.
Costelinha
1 Tempere os dois lados da costelinha com sal e pimenta. 2 Em uma assadeira grande, coloque os galhos de alecrim e tomilho e disponha a peça sobre as ervas, com o lado da carne para cima. 3 Bata o baru no processador rapidamente até formar uma farofa grossa, reserve. 4 Faça uma pasta de sal com alho (1 colher de chá é suficiente), adicione a geleia de cagaita e misture bem. 5 Espalhe a geleia temperada sobre a costelinha e faça uma crosta do baru sobre ela, guarneça com as cebolas cortadas em quartos e a cabeça de alho partida ao meio. 6 Leve ao forno alto (220 oC) e asse por cerca de 25 minutos ou até dourar. 7 Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 180 oC (temperatura baixa), adicione o vinho e cubra com papel-alumínio. 8 Retorne ao forno e asse por mais 2 horas, ou até a carne ficar bem macia.
Montagem
Se quiser, sirva a costelinha acompanhada de farofa crocante de panko na manteiga fermentada com tomilho e purê de pupunha e almeirão.
Receitas da chef funcional Carol Fadel, chef consultora, Belo Horizonte, MG