Velouté d’huitres
Ostras e croûton de algas dão sabor a essa entrada elegante
- Ostras
- 2 porções
- 50 g de cebola branca picada
- 50 g de farinha de trigo
- 50 g de manteiga
- 40 g de caviar mujol
- 300 ml de leite
- 100 ml de creme de leite fresco
- 100 ml de vinho branco
- 6 ostras frescas
- 1 molho de ciboulette
- 1/2 limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Croûton de algas
- 100 g de focaccia ou outro pão branco
- 50 g de manteiga
- 4 folhas de alga nori
Ostras
1 Abra as ostras, solte-as das conchas e reserve-as, guardando também a “água” do interior das conchas. 2 Junte o leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo. 3 Ao ferver, cozinhe as ostras por 20 segundos e retire-as da panela. Reserve o líquido. 4 Refogue a cebola na manteiga até ficar transparente, adicione a farinha e cozinhe por 1 minuto. 5 Adicione o vinho branco, deixe ferver, junte o creme de leite e o leite usados para cozinhar as ostras e deixe ferver novamente. 6 Coloque a “água” das ostras, reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. 7 Tempere com sal e pimenta a gosto, desligue o fogo e adicione a ciboulette picada.
Croûton de algas
1 Passe as folhas de alga na chama do fogão, até que fiquem crocantes. 2 Bata no liquidificador ou processador, até obter um pó de alga; e reserve. 3 Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione a focaccia cortada em cubos de 2 cm. 4 Vire os cubinhos até que fiquem dourados por todos os lados. 5 Coloque em um tabuleiro pequeno e leve ao forno a 180 °C por 5 minutos. 6 Retire do forno e salpique a alga por toda a superfície dos croûtons; reserve.
Montagem
1 Coloque o creme quente em um prato fundo e disponha as ostras e os croûtons por cima. 2 Distribua o caviar por cima das ostras e finalize com algumas gotas de limão.
Receita de Ignácio Peixoto