Do fogão às telinhas
Por Isabel Raia
Fotos divulgação
Esqueça aquela imagem do chef distante, que só aparece no salão do restaurante às vezes ou pode ser visto apenas por trás de uma janela para a cozinha enquanto ordena a equipe. O personagem símbolo dos restaurantes está cada vez mais próximo do público. Pelo menos na televisão. Somente em um ano o número de programas passou de 49 para 67, um crescimento de 36%, de acordo com o Ibope. O gênero que era tido na 31a posição em alcance de domicílios em 2013 chegou ao 26o lugar neste ano.
Entretanto, enquanto o público se diverte, nem todos os chefs aceitam as condições impostas pela televisão. Jefferson Rueda é um deles. O chef do Attimo estava confirmado para assumir a versão brasileira de Hell’s Kitchen no SBT, o Cozinha Sob Pressão, mas deixou o cargo dias antes de iniciar as gravações. “Saí por incompatibilidade comercial e me sinto aliviado por seguir minha intuição e coração”, afirma, acrescentando que não descarta voltar às telinhas. “O dia em que aparecer uma proposta em que eu possa mostrar minha verdadeira cozinha, talvez aceite.”
O novo apresentador, Carlos Bertolazzi, confessou que conversava havia um ano com a Fremantle Media – empresa responsável por produzir programas de entretenimento – e que a televisão aberta sempre foi um sonho. “Tínhamos ideias, mas nada concreto.”
Com a saída do primeiro apresentador, foi preciso buscar alguém às pressas. “Não tinham tempo de preparar outra pessoa, e eu já trabalho na TV há quatro anos. Também sei como é a relação com o merchandising e não me senti obrigado a falar de produtos que me agridam”, diz.
Sob a definição de chef-apresentador, Carlos ressalta que não atuará nas gravações. “No Homens Gourmet estamos tomando cerveja e cozinhando, mas na cozinha profissional é diferente: tenho de ser rígido. Não serei uma versão de Gordon Ramsay (apresentador britânico) e sim o que sou normalmente. Me acham bonzinho, mas explodo muitas vezes no trabalho.”
Ainda na TV aberta, o Masterchef é outro que chegou fazendo barulho. Foi lançado no início de setembro na Rede Bandeirantes e tem registrado boa recepção do público e picos de segundo lugar no Ibope. Sob os olhares atentos de Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, os participantes passam por desafios e têm de cozinhar os pratos com os ingredientes estipulados e num tempo delimitado. Há ainda a jornalista Ana Paula Padrão que faz a ligação entre os competidores e os chefs.
Lançado durante o horário nobre da emissora – o Masterchef passa às terças-feiras às 22h45 –, não gerou dúvidas em relação a seu sucesso no mercado. “Consultamos várias agências e anunciantes e a receptividade foi enorme. Havia carência de um produto como esse na TV aberta”, afirma o vice-presidente de comercialização da emissora, Marcelo Mainardi. Tanto é que a Band já pensa em fazer a segunda temporada e ainda trazer a versão do Junior Masterchef com crianças de 8 a 12 anos participando da competição.
Se o Cozinha Sob Pressão e o Masterchef são voltados para o público mais gourmet, frequentadores de restaurantes, as emissoras também apostam para fisgar as donas de casas e os cozinheiros de fim de semana. Na própria Bandeirantes, há cinco anos faz sucesso o Dia Dia, com Daniel Bork e o chef Julio Cruz. A atração atual segue o modelo clássico com o ensino de receitas e pode ser considerado um dos melhores desse perfil tanto em dinâmica quanto em dicas e escolha dos pratos. Bork começou a carreira há 16 anos no quadro Receita Minuto no Programa do Amaury Jr. e sente que houve aumento dos interessados em culinária. “A cozinha gera um prazer saudável e, como as mulheres estão cada vez mais imersas no trabalho e seus companheiros idem, a cozinha tem de ser rápida”, diz
o apresentador.
Craque francês
Outro veterano da televisão e das panelas é o “carioca” francês Claude Troisgros, que há dez anos está no canal GNT, sendo que atualmente lidera o Que Marravilha!. Prazeres da Mesa acompanhou com exclusividade a gravação de um dos novos programas do chef, o especial Saladas e Sobremesas. O 2o andar do CT Tratorie, do chef, no Rio de Janeiro, abriga as gravações. O clima de brincadeiras e bom humor que aparece para o telespectador é tal qual o dos bastidores. A produção que trabalha junto há anos se diverte e, com a naturalidade em que o chef cozinha, o programa é feito. Claude conta que seu programa é feito sem texto decorado. “Temos uma base a seguir, mas ficamos à vontade. As brincadeiras entre o Batista, o Claiton e eu são naturais e nós as faríamos com ou sem câmeras”, afirma o chef. Já sobre as mudanças depois que começou a trabalhar na TV, ele revela que é mais reconhecido na rua e passa 12 dias por mês gravando, ou seja, longe de seus restaurantes. “Mas minha sorte na vida é ter meus filhos que trabalham comigo. O Thomas (Troisgros) entendeu o que é nossa profissão e está liderando nosso negócio como ninguém. Enquanto isso, estou me divertindo na televisão”, diz.
A quantidade de programas aguça a curiosidade e o interesse pela área e há quem diga que até a transformou em moda, mas, para Troisgros, isso não é problema. “Há um modismo em tudo isso. Antigamente ninguém queria ser cozinheiro e hoje todo mundo quer. Há dez anos o Brasil não estava no mapa gastronômico, hoje tem dez dos melhores restaurantes do mundo.”
Claude conquistou mesmo o público pelo estômago e está entre os programas mais vistos do canal. Para 2015, seu projeto ganha uma nova linha, o Que Marravilha! Chato para Comer, que será feito em estúdio e desafiará o chef a fazer com que os participantes comam, sem perceber, ingredientes que costumam detestar.
A gerente de marketing do GNT, Mariana Novaes, destaca que o público-alvo do canal são as mulheres, que representam 65% dos telespectadores. “Entre as apostas para 2015 estão a versão brasileira do reality The Taste, que se tornou sucesso na televisão mundial, e o Food Truck – A Batalha, uma competição entre caminhões estilizados, em que ganha quem vender mais.”
Concorrência acirrada
Também com forte presença nesse tema, a Fox Life pensa em seus modelos sempre como
um mix de entretenimento e gastronomia. “A gastronomia hoje é relevante e está em evidência, variar na forma de apresentá-la nos permite oferecer ao público programas de um mesmo tema de diversos pontos de vista”, diz Gustavo Leme, vice-presidente sênior e diretor-geral da Fox International Channels Brasil. A emissora acredita que esse tema atinja todos os públicos e, por isso, transmite diferentes estilos seguidos como Homens Gourmet e Programa da Palmirinha. “Homens Gourmet praticamente invade a cozinha de quatro amigos falando sobre assuntos cotidianos e, claro, cozinhando. A Palmirinha também tem seu lado de entretenimento com o bate-papo com os convidados”, afirma Leme. Com Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel e João Alcântara, Guga Rocha comanda o Homens Gourmet. “Somos amigos de verdade e o que apresentamos na TV é o que fazemos na mesa do bar. O programa flui naturalmente”, diz o chef, que acredita que as brincadeiras ajudam na compreensão do público. Para Guga, a gastronomia é uma forma de amor; a cozinha, um ambiente alegre. “Hoje, o homem fica o tempo inteiro ligado à tecnologia com carro, computador, televisão etc., então, os alimentos são a única forma de estar ligado à natureza.” Para a apresentadora do Brasil no Prato, Carla Pernambuco, o aumento de programas de culinária é tendência. “Há quatro anos, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Argentina tinham ao menos meia dúzia de canais específicos para a culinária.”
Mesmo com o sucesso da produção nacional, algumas produções estrangeiras seguem entre as preferidas pelos brasileiros, como os estrelados por Buddy Valastro, Cake Boss, Kitchen Boss e Bakery Boss; Jamie Oliver com Economizando com Jamie; e as versões estrangeiras de Masterchef e Hell’s Kitchen. O resultado dessa propagação de conteúdo gastronômico é um público mais exigente. “Antigamente só tínhamos publicações de receitas básicas, agora há variedade e sofisticação. Então, as pessoas vão conhecendo mais e buscando experiências prazerosas”, afirma Percival Maricato, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP).
Masterchef Brasil – 4 colheres de pau (Band – terça-feira, às 22h45)
O programa funciona como uma espécie de show de talentos em que os participantes precisam mostrar tudo o que sabem fazer na cozinha. Embora o telespectador não aprenda novas receitas, ele tem sua curiosidade aguçada e se entretém com as competições. A desenvoltura dos chefs melhorou, se comparada aos primeiros episódios e até as falas de Erick Jacquin, prejudicadas pelo sotaque, agora ganham legendas.
Cozinheiros em Ação – 3 colheres de pau (GNT – quinta-feira, às 20h30)
Olivier Anquier comanda a atração semelhante ao Masterchef. Nela, os cozinheiros amadores devem executar pratos que posteriormente serão julgados por Renata Vanzetto, Mônica Rangel e Ivan Achcar. Após a degustação, os chefs se reúnem com o apresentador para tecer comentários e definir quem será o eliminado da semana. Entretanto, ao passar aos participantes o que foi dito, Olivier coloca panos quentes para que ninguém saia magoado.
Brasil no Prato – 4 colheres de pau (Fox Life – às terças e quintas-feiras, às 17h45)
A chef Carla Pernambuco percorre a culinária brasileira contando um pouco da história de cada região e do prato preparado. Convidados participam do programa com bate-papo descontraído. Porém, as receitas muitas vezes são detalhadas apenas no site.
Tempero de Família – 3 colheres de pau (GNT – quarta-feira, às 20 h)
Ao contrário da anterior, a quarta temporada não tem mais a visita de Rodrigo Hilbert à casa de personalidades. Agora, o apresentador volta ao sítio em Teresópolis, no Rio de Janeiro, e ensina receitas de sua família. O clima é descontraído e, por não ser chef, Rodrigo fala e cozinha com a mesma linguagem do público. Enquanto conta as histórias, Hilbert às vezes deixa de passar detalhes dos pratos, como a quantidade
dos ingredientes.
Cozinha Prática – 4 colheres de pau (GNT – segunda-feira, às 20h30)
Com foco em receitas práticas e que se encaixem no dia a dia corrido da população, Rita Lobo tenta desmitificar a dificuldade do modo de preparo de alguns pratos e ainda aproveitar certos itens em mais de uma receita. Além disso, são dadas dicas sobre os utensílios usados e qual o melhor para a dona de casa. Porém, nem sempre os preparos são tão práticos quanto o público gostaria, como um molho que demora 3 horas para ficar pronto.
Programa da Palmirinha – 3 colheres de pau (Fox Life – de segunda a sexta-feira, às 21h15)
Um dos clássicos da televisão brasileira é apresentado por Palmirinha e o boneco Guinho. Com dicas para a dona de casa, mostra receitas simples que podem ser utilizadas para ganhar dinheiro ou até para agradar à família. Palmirinha sempre recebe um convidado para compartilhar o prato recém-preparado. A dinâmica do programa, porém, é lenta, e a apresentadora por ora se perde e precisa da ajuda de Guinho.