Destaque PrincipalReportagens

Os melhores panetones de 2022

A equipe de Prazeres da Mesa degustou e elegeu os panetones que merecem fazer parte das festas na sua casa

Tradição é tradição. E no Natal elas são obrigatórias. Caso do panetone, alimento que é um dos símbolos dessa festa grandiosa do cristianismo. E, também como é tradição, a equipe de Prazeres da Mesa degustou varias marcas e aponta os melhores. Tem os clássicos, apenas com frutas cristalizadas; os de chocolate; com vinho e outras bebidas; de pistache; matchá e outras variações. Em comum, todos os aprovados apresentaram massas macias e suculentas e bom equilíbrio em seus recheios.

Foto: RJ Castilho

Lendas ou história

A história do panetone é cercada de versões e de lendas. A mais conhecida dá conta de que ele foi feito pela primeira vez em Milão, na Itália. Segundo ela, um jovem nobre milanês, membro da família Atellini, se apaixonou por uma moça, filha de um padeiro chamado Toni. Querendo impressionar o pai dela, que não aprovava o namoro, o nobre disfarçou–se de ajudante de padeiro e criou um pão delicado, recheado de frutas cristalizadas e de tamanho incomum para a época. O jovem teria moldado a superfície do pão como uma cúpula de igreja, daí ganhou o apelido de “doce da catedral”. Mas, com o sucesso imediato, passou a ser chamado “pan de Toni”. Porém, há quem diga que não foi nada disso e que a criação é do primeiro duque de Milão, Gian Galeazzo, para uma festa, em 1395.
Lendas à parte, o panetone evoluiu e hoje é feito de diversas maneiras. O tradicional é o que mais se aproxima de como ele era no início, massa fermentada com frutas cristalizadas. Confira os nossos eleitos – de quebra algumas novidades de chocolates especiais — , todos provados e aprovados com muitos aplausos.

Foto: RJ Castilho

 

Continua após o anúncio

O do Panifício Luce é preparado com receita do chef boulanger Rodolfo Nunes. Feito com lievito madre (fermento natural), com longa fermentação. Nos sabores Frutas (uvas passas embebidas em vinho e frutas cristalizadas) ou Chocolate Callebaut.

Foto: RJ Castilho

Panifício Luce, Alameda Tiete, 151, Tel. (11)95890-9530, São Paulo, SP, @panificioluce

A Casa de Pães Le Blé, que tem no comando da panificação o chef boulanger Fábio Pasquale, prepara seus panetones com lenta fermentação 100% natural de três dias, feitos com farinha italiana. São eles: Mocha (massa com café e chocolate belga); Chocolate com avelã (chocolate belga, avelãs tostadas e pasta de laranja siciliana); e o Tradicional (frutas cristalizadas italianas), 500 g cada.

Foto: RJ Castilho

Rua Pará, 252, Higienópolis, SP, Rua Padre João Manuel, 978, Jardins, SP, @leblecasadepaes

A Dengo Chocolates preparou este ano o panetone recheado com goiabada e coco, envolto em uma linda embalagem de tecido reciclável, 650 g. E o tronco de laranja – chocolate ao leite 50% cacau recheado com ganache de laranja e gianduia com massa folhada crocante – 400 g.

Foto: RJ Castilho

Av. Brigadeiro Faria Lima, 196, Pinheiros, São Paulo, tel. (11) 91018-9842; @dengochocolates

A Kopenhagen criou o da rede de restaurantes Coco Bambu. Trufado Língua de Gato, com gotas de chocolate ao leite e recheio de chocolate ao leite tradicional. 700 g.

Foto: RJ Castilho

cocobambu.com @cocobambuoficial

A doceria Made by Nina, uma das melhores de São Paulo, lançou o de frutas vermelhas e chocolate branco (framboesa, morango, cranberry e blueberry). Feito artesanalmente com farinha italiana, sem conservantes e aromas artificiais. Sua fermentação é natural. 550 g.

Foto: RJ Castilho

WhatsApp (11)98902-4181, madebynina.com.br, @madebyninadoceria

A Wickbold aposta no tradicional de frutas cristalizadas e uvas passas. Outra opção do grupo é o Seven Boys Gotas, sabor chocolate. Ambos feitos com fermentação natural e com 400 g cada.

Foto: RJ Castilho

São vendidos em supermercados do Sudeste, Sul e Centro- Oeste do país.

A padaria St.Chico fez os panetones tradicional de frutas cristalizadas e de Chocolate Floresta Negra, com nibs de cacau, chocolate ao leite e amarena. Nas unidades de Pinheiros/Higienópolis

Foto: RJ Castilho

Tels.(11)97280-9010, (11)94349-5972  @st.chico

Chocotone Trufado é o lançamento da cake designer Mariana Junqueira. De fermentação natural, com gotas de chocolate belga, de trufa e cobertura de chocolate belga.1 kg.

Foto: RJ Castilho

Rua João Lourenço, 127, Vl. Nova Conceição, tel. (11)3044-6274, @marianafrancojunqueira

Panetone Mestre Cuca Brigadeiro do Amor aos Pedaços. Com recheio de brigadeiro, 400 g. Acompanha bisnaga recheio chocolate – 250 g e sachê floco de chocolate – 30 g.

Foto: RJ Castilho

amoraospedacos.com.br

O fera Cesar Yukio da Hanami Confeitaria aposta no recheio de ganache de matchá e chocolate rubi, decorado com folha de ouro. Se trata de uma releitura do seu pavê de matchá. 850 g.

Foto: RJ Castilho

Rua Demêtrio Ribeiro, 785, Tatuapé, SP, Tel: (11)2675-9300, hanamiconfeitaria.com.br, @hanamiconfeitaria

A Carmella Patisserie do talentoso confeiteiro Lucca Guilger e Isabella de Barros, traz ao mercado o Chocotone com recheio de brigadeiro com pistache. 1.100 g.

Foto: RJ Castilho

Rua Vupabussu, 199, Pinheiros, SP, Tel. (11)93045-1989, carmellapatisserie.com.br, @carmellapatisserie

De manga com coco é o lançamento da Lu Bonometti. Massa tradicional com geleia de manga com cumaru da Soul Brasil e coco caramelizado.

Foto: RJ Castilho

Tel.(11)96624-7882, casabonometti.com.br, @casabonometti

A estreante  S’OUI traz para o mercado o panetone de limão siciliano com gotas de chocolate, apresentado em uma linda lata. 900 g. Acompanha sachê de açúcar de confeiteiro para polvilhar. Outra delícia é o Duo Chocolate, de fermentação natural com blend de chocolates ao leite e meio amargo.

Foto: RJ Castilho
Foto: RJ Castilho

    soui.com.br, @souioficial

    Tradicional da Filone, com frutas cristalizadas e longa fermentação natural, 750 g. Outra versão é o com gotas de chocolate meio amargo.

    Foto: RJ Castilho
    Foto: RJ Castilho

      filone.com.br, @filonepadaria

      Trufado com chocolate ao leite da Lindt. Com gotas de chocolate ao leite, recheado com creme trufado ao leite. Lenta fermentação de 18 horas, 500 g.

      Foto: RJ Castilho

      Á venda nos supermercados e empórios do país

      Também da Lindt é o delicioso de laranja siciliana e gotas de chocolate amargo. Se trata de uma combinação entre a tradicional receita italiana de panetone e o chocolate suíço da marca. Lenta fermentação de 18 horas, 600 g.

      Foto: RJ Castilho

      Da Lindt para a garotada:

      • Árvore de Natal Trufas Condor Lindt. Trufas de chocolate com recheio cremoso, sortidas. 112 g
      • Bolinha de Natal Trufas Lindor ao leite. Trufas de chocolate ao leite com recheio cremoso. 50 g
      • Teddy Bear Lindt. Chocolate ao leite. 100 g
      Foto: RJ Castilho

      Outro lançamento da Lindt é o tradicional com recheio de doce de leite, coberto com chocolate ao leite da Lindt. Lenta fermentação de 18 horas. 1 kg.

      Foto: RJ Castilho

      shop.lindt.com.br, @lindt_brasil

      Do Casarìa o tradicional leva laranja cristalizada, uvas passas brancas e pretas, cupuaçu cristalizado, castanha do Pará e chocolate ao leite.

      Foto: RJ Castilho

      Alameda Franca, 1243, Cerqueira César, SP, @casariasp

      Na Fila do Pão. O clássico com frutas cristalizadas (pera, damasco, laranja, cereja e uvas passas reidratadas no rum) foi produzido pelo mineiro de Brumadinho, Diêgo Penido. Seu produto é de longa fermentação, 100% natural, com farinha nacional da Orgânicos Paulinia e a linda caixa foi desenvolvida pelo artista Matheus Tomé.

      Foto: RJ Castilho

      Rua Margarida, 30, Barra Funda, São Paulo, SP, @na.filadopao

      Produzido artesanalmente por Fernanda Valdivia para a Deli Garage, o panetone de chocolate belga meio amargo é aromatizado naturalmente com raspas de laranja e limão. Fermentação natural. 500 g.

      Foto: RJ Castilho

      WhatsApp (11)98288-7792, @deli_garage

      O da Bráz Pizzaria já se tornou um clássico. É produzido pelo mestre confeiteiro Raffaele Mostaccioli. A receita segue o padrão clássico italiano, de fermentação natural e com vinho Marsala na massa. No recheio leva chocolate meio amargo, laranja glaceada e cobertura de castanhas. 800 g.

      Foto: RJ Castilho

      brazpizzaria.com.br, @brazpizzariaetrattoria

      Os da marca La Pastina são importados da Itália e produzidos de maneira artesanal, com fermentação natural de dois dias. O Lievito Madre (fermento natural) usado é o mesmo desde 1932.   O lançamento da marca da linha Maestra é o Gotas de chocolate meio amargo e vegano. Não contém leite e ovos e é adoçado com açúcar de cana. 750 g.

      Foto: RJ Castilho

      Já o Prosecco, leva uvas passas australianas e o creme do recheio leva boas doses de  Prosecco. 750 g.

      Foto: RJ Castilho

      lapastina.com, @lapastina.oficial

      Dreams Mil Folhas da Cacau Show. Tradicional com gotas de chocolate ao leite e recheio de trufa de chocolate branco, com cobertura de chocolate ao leite e branco. 630 g. Acompanha pote com creme sabor mil folhas 220 g.

      Foto: RJ Castilho

      Premium Bendito Cacao – Dedo de Deus – Reserva da Família. Com gotas de chocolate e recheio de trufa, coberto com chocolate Dedo de Deus 67% (tree to bar) e decorado com chocolate branco. 750 g.

      Foto: RJ Castilho

      cacaushow.com, @cacaushow

      De uma collab entre o famoso licor Baileys e a Ofner nasceu o Caramel & Irish Cream que é um dos lançamentos para este Natal. De fermentação natural, recheada com creme sabor Baileys, coberto com chocolate, decorada com flocos de chocolate, e toques de caramelo.  1kg

      Foto: RJ Castilho

      A Ofner também está lançando o

      Panetone Bites Zero, pedacinhos de panetone com gotas de chocolate, cobertos com chocolate ao leite, sem adição de açúcar. Em lata de 200 g.

      Foto: RJ Castilho

      Trufado, com recheio trufado e coberto com chocolate ao leite e granulado de chocolate ao leite. 1kg.

      Foto: RJ Castilho

      ofner.com.br, @ofner

      O Pane al Cioccolato da Osteria Nonna Rosa, feito com chocolate 56% de cacau, com fermentação natural de longa duração por  3 dias.

      Foto: RJ Castilho

      Rua Padre João Manuel, 950, Jardins, SP, Tel. (11)2369-5542, @osterianonnarosa

      A Pati Piva, uma das melhores profissionais do país, vem com um catálogo recheado de ótimas opções, entre eles o delicioso panetone de Gotas de chocolate com granulado belga.

      Foto: RJ Castilho

      Tel (11)3758-1174, patipiva.com.br

      A Zulcare sempre encanta. Delicado, de pera, figo e laranja, feito com frutas cristalizadas e finalizado com cobertura crocante de amêndoas. De fermentação 100% natural, feito    com farinha italiana e manteiga francesa. 600 g.

      Foto: RJ Castilho

      zulcare.com.br ou Tel. (11)97096-3464, @zulcaredoces

      De fermentação natural a Gallette colocou no mercado uma grande variedade. São eles:

      • Cereja amarena (com recheio cremoso de cereja amarena, coberto com chocolate ao leite 40% cacau), 900 g
      • Limão siciliano (gotas de chocolate com recheio cremoso de limão siciliano, coberto com chocolate branco), 900 g
      • Caixa Árvore de Natal, com 16 bombons sortidos nos sabores gianduia e chocolate branco, 180 g.
      Foto: RJ Castilho
      Foto: RJ Castilho
      Foto: RJ Castilho

        gallette.com.br, @gallettechocolates

        Os da tradicional Kopenhagen:

        • Doce de leite, 700 g, com recheio de doce de leite e coberto com chocolate ao leite. Decorado com chocolate branco.
        • Lingua de Gato, 900 g, com gotas e recheio de chocolate ao leite e decorado com língua de gato.
        Foto: RJ Castilho
        Foto: RJ Castilho

          @Kopenhagen

          A padaria artesanal Tu és pão utiliza em seus panetones massa feita com levain desenvolvido na casa, farinha italiana, ovos caipiras e açúcar demerara, além de frutas cristalizadas importadas da Sicilia, Itália, da Casa Cesarini. As opções:  Chocolate Belga, 750 g; Tradicional com frutas cristalizadas, 750 g; e o Chocolate branco com frutos do bosque, 750 g

          Foto: RJ Castilho
          Foto: RJ Castilho
          Foto: RJ Castilho

            Rua Rodésia, 242, Vl.Madalena, SP, @tuespao, tel. (11)2548-2908

            A marca Stars & Olives segue o método tradicional italiano, com fermento selvagem e processo de mais de 36 horas. Levam farinha italiana, sal marinho, pasta natural de laranja ou limão siciliano, mel de acácia, baunilha ou cumaru e manteiga especial: Clássico (mix de passas ao rum e chocolate branco); 3 Chocolates (ao leite, meio amargo e branco); Limão Siciliano (sementes de papoula e chocolate branco); Pistache (chocolate caramelizado e cerejas amarenas e chocolate Callebaut Gold). Nas versões de 500 g e 1 kg e embalagens especiais.

            Foto: RJ Castilho

            starsandolives.com, @starsandolives

            A Zestzing Padaria Artesanal vai assar seus panetones semanalmente até o dia 24 de dezembro. A padeira Cláudia Rezende, uma das mais talentosas do mercado, está fazendo as opções: Cupuaçu, laranja e castanha do Pará; Pistache, limão siciliano e laranja; e Triplo chocolate. Fermentação natural e sem conservantes. 500 g.

            Foto: RJ Castilho

            Alameda Tietê, 496, Jardim Paulista, São Paulo, SP, Encomendas: WhatsApp (11)94340-9515, @zestzing_padaria_artesanal

            Da Casa Santa Luzia o Artigianale Naturale, de longa fermentação natural, com 36 horas, sem aromatizantes ou conservantes artificiais. Detalhe, leve fava de baunilha, suco de laranja e vinho do Porto na receita. 600 g. Delicioso.

            Foto: RJ Castilho

            @casasantaluzia

            A Carlo´s Bakery Brasil, do chef confeiteiro Buddy Valastro preparou duas novidades para este ano. O Il Panetone Premiato Valastro na versão trufado e outro com doce de leite e flor de sal.

            Foto: RJ Castilho
            Foto: RJ Castilho

              Carlosbakery.com.br, @carlosbakerysp

              A tradicional Casa Suíça, que capricha na qualidade de seus produtos, incrementou sua linha de Natal. São quatro versões, todas de fermentação natural e ingredientes naturais: Beijinho e brigadeiro; Gotas e recheio de chocolate 70% meio amargo: Fondue de chocolate com morango; e Creme de avelã com cacau. Todos em embalagens de 500 g.

              Foto: RJ Castilho
              Foto: RJ Castilho

                SAC 0800-7702737, @casa_suica

                A Baci Perugina, marca fundada em 1907, e que faz chocolates que amamos, lançou duas delícias, ambas com gotas e cobertura de chocolate meio amargo, mas, em uma das versões, leva as tradicionais  avelãs.

                Chocolate especiais. A Baci Perugina também fez parceria com a marca italiana Dolce Gabbana e lançou a edição limitada Amore e Passione, caixa com 12 bombons cobertos por chocolate vermelho rubi; o Baci Laiolíca, inspirado na técnica de pintura de cerâmicas; e o tradicional da marca, com massa de baunilha e gotas de chocolate. E o mais voltado para as crianças, o Calendário Dell’Avvento, com um bombom para cada dia do mês de dezembro.

                Foto: RJ Castilho
                Foto: RJ Castilho
                Foto: RJ Castilho
                Foto: RJ Castilho

                  @baciperugina_br

                  A Cacau Noir apostou nos clássicos. O chocotone com gotas de chocolate ao leite na massa e cobertura também de chocolate. 440gr.

                  Foto: RJ Castilho

                  cacaunoir.com.br

                  Mostrar mais

                  Artigos relacionados

                  Botão Voltar ao topo