Alvorada, clássico de Petrópolis
Um dos primeiros restaurantes da cidade mantém o clima de casa de amigos há mais de três décadas

Um dos restaurantes pioneiros de Petrópolis, o Alvorada, mantém o clima de casa de amigos – e a boa comida – há 32 anos. A casa é comandado pelo chef autodidata Paulo Pinho e sua mulher, Márcia Marinho. O restaurante fica em uma propriedade cercada de verde e limitada pelo Rio Araras. Os preparos saem de dois fornos a lenha, para que pelo menos um dos ingredientes sempre tenha o toque defumado, de brasa.
Das entradas mais pedidas, a rabadinha agrada até quem não gosta do preparo. Paulo conta que o prato surgiu quando seu amigo, de um matadouro próximo, pediu ajuda para vender 100 quilos do corte que estavam encalhados. Ele assou o rabo no forno a lenha, tirou a gordura e desfiou. Depois, prensou a carne, como se fosse uma terrine. A carne curou por uma semana. Depois de acrescentar molho poivre, o chef levou a rabadinha ao forno a lenha novamente. Ela é servida com ovo poché.
Já na ala dos principais, a moqueca de cogumelos foi criada para uma amiga vegana. Outras duas boas opções são a paleta de cordeiro assada com aipim gratinado. Além dele, tem o caruru da roça, prato da Boa Lembrança de 2019. A receita leva tomate, quiabo, berinjela, cebola e carne-seca. Se for com crianças, aposte na dupla de massa, com dois ninhos de cabelo de anjo, um servido com molho de ervas e o outro com molho de tomate.
*Por Ursula Alonso Manso
Alvorada
Estrada Bernardo Coutinho, 1655, Araras, tel. (24) 2225-1118, Petrópolis, RJ.