El Tranvía, união das cozinhas italiana e uruguaia
A chegada de Caio Gomes ao posto de chef executivo trouxe toques da cozinha italiana ao restaurante uruguaio, com boa oferta de massas de qualidade e risoto. Mas tudo isso sem deixar a cozinha clássica uruguaia protagonizar o menu
As carnes do El Tranvía são antigas conhecidas do público. Há cerca de duas décadas, o restaurante serve aos paulistanos receitas típicas das casas uruguaias. “É um clã do Uruguai. Quando você vem aqui, vive uma experiência tradicional daquele país. Eu defino o estilo como familiar dos pampas”, diz o chef executivo do grupo, Caio Gomes. Ele assumiu o posto em fevereiro de 2019 e hoje se divide pela cozinha de todas as casas e também na elaboração de um novo projeto, que deve ser revelado em breve.
Apesar de bem tradicional e de ter um menu-base fixo, a casa ganhou novos pratos com a chegada de Caio. Ele, que tem ampla experiência em gastronomia italiana e comandava o Vito (restaurante pertencente ao mesmo grupo, que encerrou as atividades), aproveitou para levar um pouco da cozinha da nonna para a casa de carnes. “Assim como nós, o Uruguai recebeu a influência italiana, então trouxe essa expertise para o menu”, afirma o chef.
Do menu
Entre as novidades estão as massas e os risotos em pratos principais – como o gnocchi ao pesto e o fettuccine com ragu bolonhesa. Além disso, é possível provar a burrata e a provoleta no menu de entradas. “A provoleta mostra a incrível simplicidade de trabalhar com um bom produto. Quando os donos chegaram ao Brasil, eles acharam o provolone daqui muito salgado, então saíram em busca de um mais suave. Dei o toque da caprese, incluindo o tomate e o manjericão. É a união das duas nacionalidades”, diz Caio. Mas os apaixonados por carne não precisam se preocupar, os cortes tradicionais e saborosos seguem com o mesmo padrão de sabor e suculência de sempre.
El Tranvía
Rua Leopoldo Couto Magalhães Júnior, 1372, Itaim, tel. (11) 2361-3588 (e outras unidades); eltranvia.com.br