Le Boubon by Laurent
Informações | |
---|---|
Cidade: | Curitiba, PR |
Endereço: | Rua Cândido Lopes, 102, Centro |
Telefone: | (41) 3221-4600 |
Laurent em Curitiba
A capital do Paraná conta agora com a cozinha mágica do chef Laurent Suaudeau. Conceituado e premiado chef francês, radicado no Brasil, ele chega à cidade paranaense para assinar o cardápio do restaurante Le Bourbon by Laurent, do Hotel Bourbon, que começou a funcionar em fins de abril. Desde o início do ano o chef visitava a cidade e recebia a equipe do hotel em sua escola em São Paulo para aprendizado e um afinamento de trabalho. Laurent modificou toda a cozinha da hospedagem, trazendo equipamentos, tecnologia e uma gestão nova, para melhor funcionamento.
Localizado em um dos mais conceituados hotéis da cidade, o restaurante conta com 50 lugares, em um ambiente luxuoso e confortável. A adega climatizada para 700 garrafas é bastante completa, com rótulos em diversas faixas de preço e de várias procedências. No cardápio enxuto – mistura das culinárias francesa e italiana –, mas instigante ao paladar, boa opção de entrada é o salmão marinado, com guacamole e consomê dashi, muito leve e refrescante. Entre os pratos principais, vale provar o ravióli de camarão ao molho de gengibre, com a massa levíssima e o molho cheio de sabor, com especiarias aparecendo e fazendo bom casamento. O medalhão de queixada com batata-doce braseada no jus de frango revela uma carne suculenta e macia e um molho leve e adocicado, com o tubérculo completando o prato de maneira especial.
Boa pedida para sobremesa é a panna-cotta de leite queimado com pétala de goiaba. Deliciosa. Lembra um doce de leite bem leve, e a pétala na verdade é um pedaço de goiaba que quebra o doce, encerrando a refeição em grande estilo, marca registrada das criações do mestre Laurent, que, quando não está em Curitiba, fica muito bem representado pelo chef Augusto de Carvalho.
Pensamentos do chef
A equipe da cozinha e os garçons devem estar sempre em plena sintonia. O pessoal dos bastidores é muito importante para o serviço de um restaurante. O chef é tão somente uma peça.
Para Laurent, a imprensa precisa entender que ela tem papel importante no desempenho da profissão de chef de cozinha: “Ser chef não é simplesmente executar pratos, é acreditar no mercado, acreditar no país, acreditar no produto e principalmente acreditar na humanidade”.
Ainda segundo ele, há várias mulheres talentosas no cenário gastronômico, e cita a paranaense Manu Buffara, como exemplo.
“Nunca mais terei um restaurante meu em algum lugar. Minha missão agora é ensinar e formar, não quero mais ser estrela, já passei essa fase.”
“Não devemos endeusar os chefs e esquecer o resto da equipe. Ser garçom é uma profissão honrada, precisamos valorizar isso cada vez mais. A cozinha e o salão devem ter sintonia.”