Destaque PrincipalJaponesaPeixesReportagens

Sushi no Mar em grande estilo

O Litoral de São Paulo, no trecho entre Bertioga e Guarujá, conta com um passeio de barco inusitado, com restaurante de comida japonesa

O sushi bar é comum. Mas, um barco sushi? Essa é a proposta do Macamamu ou “barco sushi”, como é conhecido na região de Bertioga e Guarujá, Litoral Norte de São Paulo. Trata-se de um barco- restaurante de comida japonesa, com destaque para os sushis e os sashimis, com uma história peculiar para contar. Tudo começou por causa da paixão por velejar do empresário Aloísio Christiansen, que possui um barco de 60 pés e ama velejar com amigos, com boa conversa entre as rodadas de bebidas e comidas. Em uma dessas conversas e incentivado pelos amigos, ele decidiu transformar o barco em um restaurante flutuante. Mas a ideia inicial de um restaurante voltado para a parrilla não vingou. Depois de um tempo conversando com o sushiman Toni dos Santos Araújo, Aloísio resolveu converter o barco em restaurante que serviria delícias cruas da cozinha japonesa. Todo o processo de regularização, transformação e adaptação do barco para receber clientes demorou vários meses, tendo ocorrido a inauguração no começo de março de 2022.

Foto: RJ Castilho

O barco conta com quatro ambientes distintos e confortáveis: parte interna inferior (três dormitórios e banheiro), parte superior interna (uma aconchegante sala e cozinha adaptada), proa, convés e fly. Além das lindas intervenções artísticas da pintora Cláudia Proushan, que elaborou para o barco trabalhos exclusivos e temáticos, como a pintura da cobertura de lona e os quadros. Sobre o nome do barco, o empresário conta que “Macamamu” é uma aldeia que deu nome à cidade de Camamu, no sul da Bahia. “É um lugar lindo, que tem uma cachoeira que dá para passar com o barco por debaixo. Velejei para lá nos anos 1980”, diz ele, lembrando. A princípio, o restaurante flutuante estará nas praias da região do Guarujá (km 10, no Marina Guarujá), Iporanga, São Pedro, e em alguns dias estenderá a visita até Indaiá (Bertioga). “A ideia futuramente é chegar até Ilhabela”, afirma Aloísio. O sushimam Toni tem passagem pelo Iate Clube de Santos. A carta de bebidas traz drinques, vinhos e cervejas especiais. O barco estará aberto ao público aos sábados e em alguns dias da semana e feriados. O itinerário está disponível semanalmente nas redes sociais do Macamamu. É possível ainda reservar com antecedência para eventos privativos com mínimo de seis e máximo de 12 pessoas. A duração do passeio-degustação é de 6 horas, com itinerário pré-definido. Outra opção disponibilizada pelo restaurante é o sistema de take away.

Foto: RJ Castilho
Foto: RJ Castilho
Foto: RJ Castilho
Foto: RJ Castilho
Foto: RJ Castilho

    Estrada Guarujá-Bertioga, km 12, Guarujá, reservas WattsApp, tel. (11) 97850-1169,
    @macamamu_sushi_ocean

    Continua após o anúncio
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Botão Voltar ao topo